banner

Sindasp-RN participa de palestra em universidade sobre facções criminosas


O Sindasp-RN participou, na terça-feira (15), de uma palestra promovida pela UNI-RN e que teve como tema "Facções criminosas no RN". A presidente do Sindasp-RN, Vilma Batista, foi convidada para falar sobre o tema e também sobre a realidade dos agentes penitenciários do Estado.

Vilma ressaltou que as crises registradas no sistema penitenciário potiguar nos últimos anos são oriundas da omissão do poder público. "Falta investimentos, falta reconhecimento e valorização dos profissionais que trabalham no sistema", disse.

Ela ainda ressalta que: "Conseqüentemente, quando os representantes da lei, os operadores do sistema são abandonados pelo gestores e governantes esse sistema se enfraquece e, em paralelo, o crime organizado acaba se fortalecendo. O resultado é esse que temos vistos".

O objetivo da palestra foi proporcionar aos alunos um debate mais aprofundado com profissionais que convivem de perto com a realidade dos presídios no Estado.  Além de Vilma Batista, participaram Juliana Melo (docente da UFRN e mestre em Antropologia Social) e Paula Cavalcanti (advogada e pesquisadora).

"Foi uma boa oportunidade de debater e expor a realidade em que os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte vivem. Muitas vezes a sociedade nos julga e nos recrimina, mas, na verdade, não conhece os verdadeiros problemas que existem no sistema penitenciário. Então, sempre que somos convidados e temos oportunidade fazemos questão de mostrar o quão grave é a situação", finaliza.
Tecnologia do Blogger.