banner

Destaques

SINDASP/RN PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DA AMPLIAÇÃO E REFORMA DO CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE PATU


O SINDASP/RN participou ontem na cidade de Patu, localizada na Região Oeste do Estado, da inauguração da ampliação e reformas no Centro de Detenção daquela cidade.

A solenidade teve a participação de várias autoridades como o representante do Poder Judiciário, representante do Ministério Público Estadual, prefeitos da região, vereadores, advogados, delegados e oficiais e policiais militares, agentes penitenciários, representantes da sociedade civil e  comunidade.

Os Agentes Jucá e Renilson representaram o SINDASP/RN no ato inaugural, exaltando na ocasião o empenho e esforço do Agente Gilmar Rodrigues, diretor do CDP e idealizador da ampliação e reformas da unidade prisional.


Durante a cerimônia todas as autoridades presentes que usaram da palavra, também fizeram questão de destacar o trabalho realizado pelo Agente Gilmar Rodrigues, que tomou a iniciativa praticamente sozinho, sem o apoio do órgão que administra o Sistema Penitenciário, correu atrás de parcerias com o Poder Judiciário, Ministério Público, prefeituras, empresariado local e da região, bem como, conseguiu envolver toda comunidade no projeto de ampliação e reformas nas estruturas do prédio.

O trabalho realizado pelo Agente Gilmar Rodrigues deve ser digno de todos os elogios e reconhecimento, que mesmo diante do quadro de calamidade que persiste no Sistema Penitenciário do Estado, não se deixou abater pela falta de apoio nem pelo desamino e comodismo, mas com determinação, idealismo, força de vontade e o desejo de fazer sempre o melhor para mudar essa realidade, provou para todos que é possível fazer a diferença.

Queremos fazer registro de um momento marcante da cerimônia de inauguração que foi o envolvimento de toda a cidade, um fato inédito para o nosso Estado e extremamente positivo para o Sistema Penitenciário, bem como para toda categoria. Constatamos uma forte presença de pessoas da cidade que se deslocaram para o local para prestigiar o ato, provando que a atitude do Agente Gilmar e demais agentes lotados na unidade, quando um trabalho é bem feito, pode mostrar que uma unidade prisional é mais um equipamento público que tem uma destinação social importante para uma cidade e para toda sociedade, que sendo bem administrado, compõe uma ferramenta importante dentro dessa engrenagem complexa que é a Segurança Pública e a Execução Penal.

A propósito, com a ampliação e reformas do CDP de Patu, a unidade passa a atender o que se espera de uma unidade prisional, que é: estrutura para manter os presos sob vigilância e procedimentos; e mais importante, o desenvolvimento de atividades que visem à ocupação dos apenados como o trabalho já desenvolvido de hortas e outras atividades, algo bem destacado pelo Juiz da Comarca quando fez uso da palavra, possibilitando o que prescreve a LEP no sentido da ressocialização dos apenados e a remissão da pena pelo trabalho. Fato já bem destacado em várias matérias veiculadas na imprensa e redes sociais.

Por fim, o SINDASP/RN parabeniza o Agente Penitenciário Gilmar Rodrigues e a sua equipe de agentes lotados na unidade, pelo trabalho que enaltece o Sistema Penitenciário e nossa categoria.






Tecnologia do Blogger.