banner

Sindasp-RN se reúne com juiz e destaca necessidade da continuidade de concurso pra agente


O Sindasp-RN esteve, na manhã desta terça-feira (19), reunido com o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Cícero Martins, para falar sobre a ação movida pela Defensoria Pública que pede a anulação do concurso de agente penitenciário. O Sindicato destacou a necessidade e urgência do reforço no efetivo e defendeu a continuidade do concurso.

Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN, ressaltou que o Rio Grande do Norte tem um grande déficit de agentes penitenciários e, isso, tem refletido diretamente na prestação dos serviços, haja vista que há sobrecarga, bem como ameaçado a segurança e a saúde dos próprios servidores penitenciários.

"Mostramos a ele que a realização do concurso era um pleito antigo do Sindasp-RN, em virtude da população carcerária ter crescido muito nos últimos anos e o número de agentes não. Então, pedimos que ele leve em consideração essas questões no julgamento da ação", comenta Vilma Batista.

Além disso, o Sindasp-RN frisou que se o concurso precisar de ajustes que eles sejam feitos, mas sem necessariamente todo o processo ser cancelado. "Aqueles que foram aprovados e convocados para curso de formação não podem ser prejudicados, assim como o próprio Sistema Penitenciário não pode mais esperar. Esse reforço é urgente e fundamental para evitarmos novas crises", completa.

Na semana passada, inclusive, o Sindasp-RN havia solicitado ao secretário de Justiça e Cidadania, Luís Mauro, o aumento no número de concursados convocados para o curso de formação, como forma de já garantir que profissionais estariam prontos em caso de desistências futuras de alguns aprovados. No entanto, o titular da Sejuc alegou que não há recursos para o acréscimo de concursados nessa fase.

"O Sindasp-RN, como representante legal dos agentes penitenciários, tem acompanhado de perto todas as fases do concurso, sempre defendendo os interesses da categoria e até mesmo nos novos agentes que estão para chegar", finaliza Vilma Batista.
Tecnologia do Blogger.