banner

Destaques

Agentes Penitenciários ajudam apenado a conquistar graduação em ensino superior

O trabalho e incentivo de agentes penitenciários ajudaram o apenado João Batista a conquistar uma graduação em ensino superior. Preso desde 2013, ele deu início à sua jornada no aprendizado concluindo o Ensino Fundamental e, posteriormente, o tão sonhado Ensino Superior. No último dia 27 de fevereiro, recebeu o diploma de graduação em logística a distância pela UnP, curso que é oferecido pelo EAD Laureate.

Francisca Gomes, agente penitenciária e especialista em Educação a Distância e Prisional, é a responsável pelas atividades do Núcleo de Ressocialização da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania do RN (SEJUC), e por fazer a intermediação entre a UnP e Penitenciária Estadual do Seridó, conta que o processo de aprendizagem de João começou por meio do projeto Educando para Liberdade.

“Ele só tinha o 5° ano do Ensino Fundamental. Concluiu em 2015 o Ensino Médio e resolveu também se inscrever e fazer a prova do Enem Prisional. Foi quando conseguiu a nota necessária para certificação. Ele pegava muitos livros na biblioteca para estudar e para fazer a prova, além de livros de literatura. Quando estava em liberdade, não pensava em concluir o fundamental, médio e muito menos o superior”, relata a Coordenadora do Projeto, que começou a ajudar com as atividades de João em 2014.

Com o certificado em mãos, o plano para o futuro passa primeiramente pela vontade de continuar aprendendo. “Me lembro quando trabalhava como entregador de mercadorias e via os colegas caminhoneiros nos postos de gasolina falando que a nossa profissão fazia parte da área de Logística. Foi daí que nasceu o interesse, mas não tinha como cursar na época. Depois de tudo que passei, chegando a fazer prova da faculdade algemado, vejo que é possível recomeçar. Vou seguir estudando. Quero fazer uma pós-graduação”, comemora João, e segue confiante no novo plano de vida.

*Com informações da UnP

Tecnologia do Blogger.